Outubro Rosa: diagnóstico precoce é fundamental para vencer o câncer de mama

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

No mês marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama, Grupo Luta Pela Vida promove ações para reforçar a importância da prevenção e dos hábitos saudáveis
 
Atitudes de autocuidado podem fazer toda a diferença na luta contra o câncer de mama. Isto aliado com os exames de rastreamento, como a mamografia, é a melhor forma de diagnosticar precocemente um tumor, e assim, aumentar a probabilidade de vencer o câncer. Isso porque, nos casos em que a doença é descoberta no início, as chances de cura podem chegar até 95%. Diante deste cenário, e aproveitando o período em que o câncer de mama fica em evidência devido a campanha Outubro Rosa, o Grupo Luta Pela Vida promove diversas ações para reforçar a conscientização da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Só para o ano de 2022 são estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Para mudar esse cenário, o incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce com a realização de exames de rastreamento é uma premissa fundamental. 

Para a oncologista do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr.ª Florença Copati, o rastreamento garante resultados positivos. “Com os exames diagnósticos feitos de forma periódica, conseguimos identificar a presença do tumor ainda no início, e isso pode aumentar as chances de cura em até 95%. Além disso, eles também nos ajudam a proporcionar um tratamento menos agressivo. Isso pode melhorar a qualidade de vida da pessoa durante as terapêuticas aplicadas, e também após a finalização delas”, explica.

Copati destaca que o maior aliado para o diagnóstico precoce é a mamografia. Esse exame de rotina é recomendado para as mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos. Além disso, é importante que a mulher conheça o próprio corpo como detalha a oncologista. “O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, que pode ser facilmente reconhecido quando a mulher conhece o próprio corpo e consegue identificar diferenças ao apalpar as mamas. Ao perceber qualquer alteração na mama, que indique a presença de um nódulo, é necessário procurar um especialista”, detalha a Dr.ª Florença.

Quando falamos de práticas preventivas, ter uma rotina saudável é a chave para reduzir as taxas alarmantes do câncer de mama. A estimativa do Inca é que cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. “Algumas indicações para ter um estilo de vida saudável são ter uma dieta balanceada, praticar exercícios de forma regular, evitar o consumo de álcool e não fumar. E é importante destacar que essas práticas afetam a saúde da pessoa como todo, sendo importantes para além da prevenção ao câncer de mama”, explica Copati.

Conheça as ações do Grupo Luta Pela Vida durante o Outubro Rosa

É com o lema “Eu acredito na prevenção”, que o Grupo Luta Pela Vida apresenta as ações que marcarão a campanha do Outubro Rosa no próximo mês. Neste ano, o destaque é a prevenção, com o reforço das boas práticas que podem ser adotadas para uma vida mais saudável, e a conscientização sobre a importância da realização dos exames de rastreamento de forma constante.

Para ampliar a divulgação da causa, uma das propostas do Grupo que já é uma tradição, é a camiseta para o Outubro Rosa, que vem com a frase “Eu acredito na prevenção” e na cor que caracteriza a campanha. A comunidade já pode adquirir a camiseta que acompanha um botton personalizado. Apoiadores da causa que fizerem a doação de R$50,00 podem solicitar as peças, através do site doegrupolutapelavida.org ou pelo telefone 0800 340 2062. Uma opção também para empresas, que queiram engajar seus colaboradores, é adquirir a peça que tem toda a renda revertida em prol dos pacientes oncológicos em tratamento no Hospital do Câncer em Uberlândia.

Outra ação da Instituição é a “8ª Caminhada Contra o Câncer”, que reforça a importância de se adotar uma rotina saudável, e pode ter a participação de toda a comunidade. O evento acontece no dia 15 de outubro, a partir das 08h, no Parque do Sabiá. A entrada será pela portaria da avenida Anselmo Alves dos Santos, número 595 e os 400 primeiros participantes a chegarem receberão um kit exclusivo da campanha Outubro Rosa do Grupo.
 
 

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba novidades
na nossa newsletter