Sobre Nós

Nossa história

Nossa História

Uma história construída
pela solidariedade

Tudo começou na década de 1990, em uma modesta casinha alugada no bairro Umuarama, em Uberlândia (MG), próxima ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), onde acontecia o atendimento dos pacientes do antigo Setor de Oncologia do HC-UFU. Tudo era gratuito, mas muito precário. Os quartos e o espaço voltado para quimioterapia eram apertados, a sala de espera ficava na varanda da casa e cada cômodo precisou ser transformado para se assemelhar a um hospital.

Com o passar do tempo, a demanda crescente tornou evidente que a pequena casa não era mais suficiente para atendimento adequado. Diante dessa realidade, um grupo de amigos, composto por médicos e acompanhantes de pacientes, decidiu que aquela situação precisava mudar. Foi assim que, em 1996, nasceu o Grupo Luta Pela Vida (GLPV), uma instituição filantrópica criada com o propósito de levantar recursos para melhorar o tratamento dos pacientes oncológicos que eram atendidos naquela casinha e dos que ainda chegariam. O primeiro passo foi dado: a vontade de investir em um hospital especializado no tratamento contra o câncer.

A ideia inicial era construir um local um pouco maior do que o espaço da casinha. Contudo, a generosidade da população de Uberlândia e região transformou esse plano. O Grupo cresceu com membros engajados, que se mobilizaram para vender camisetas, rifas e buscar apoio de empresas. Houve uma comoção social significativa, impulsionando o projeto.

E deu certo. Após muitas campanhas estimuladas pela solidariedade das pessoas, o primeiro sonho se tornou realidade: em 8 de abril de 2000 foi inaugurado o primeiro pavimento do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), também conhecido como o Setor de Cuidados Especializados/Oncologia do HC-UFU/Ebserh. No decorrer dos anos, graças a colaboração da sociedade, o hospital se consolidou em uma estrutura de 10.000 m², salas de espera, consultórios e espaço para a quimioterapia e radioterapia. Desde a então, houve investimentos na construção, ampliação e manutenção do hospital, tornado-o referência no tratamento oncológico humanizado no interior de Minas Gerais. Atualmente, por meio do apoio da população, o GLPV contribui com a manutenção do Hospital do Câncer, que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Em 2022, o Grupo Luta Pela Vida deu mais um passo importante na luta contra o câncer: inaugurou o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, com mais de 2.500 m² de área construída. Inovador, o espaço recebe os pacientes oncológicos que estão em cuidados paliativos na terminalidade ou para controle de sintomas. Ao todo, o prédio possui 42 leitos e 21 apartamentos.

Além de construir, equipar e manter estes espaços físicos, o GLPV realiza um amplo trabalho de apoio social aos pacientes e acompanhantes com o apoio da soiedade. Mensalmente, centenas de pessoas recebem assistência do setor de doações, como cestas básicas, fraldas, leite, entre outros. Também contamos com o trabalho essencial de nossos voluntários, um dos pilares do GLPV. Eles dedicam tempo e carinho para cuidar e dar o suporte necessário aos pacientes.

Foi por meio da empatia e da parceria com toda a sociedade que o Grupo Luta Pela Vida iniciou seu percurso e é por esse mesmo motivo que ele ainda se mantém ativo, buscando incessantemente investir em melhorias para transformar vidas. Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada. Cada gesto de apoio faz a diferença. Vamos sempre juntos contra o câncer!

Linha do tempo

Nossa
história

1996

Nasce o Grupo Luta Pela Vida, com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da construção do Hospital do Câncer.

1996/2000

Venda de camisetas, rifas e promoção de campanhas para arrecadar fundos para a construção do Hospital.

2000

Inauguração do primeiro piso do Hospital do Câncer em Uberlândia, com tratamento ambulatorial.

2002

O Hospital do Câncer conta com o 1º Acelerador Linear, equipamento usado para radioterapia.

2003

Local de espera e entretenimento, a Brinquedoteca é inaugurada no 3º andar do Hospital.

2004

Inauguração da ala de internação para adultos no 2º andar, no Hospital do Câncer em Uberlândia.

2007

Entrega do corredor de ligação com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

2008

Ampliação da área de atendimento no 1º andar do Hospital. Conta com saguão, loja e capela.

2009

Aquisição do equipamento de radioterapia HDR, para o tratamento de câncer de útero no Hospital do Câncer.

2013

Inauguração do 2º Acelerador Linear no Hospital do Câncer, com investimento de mais de R$3 milhões.

2015

Lançamento do projeto de construção do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, uma obra inovadora.

2016

Inauguração do Serviço de Imagem Oncológica, para apoiar os exames do Hospital do Câncer em Uberlândia.

2017

Início da construção do Centro Cirúrgico e do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital.

2018

Entrega das obras do Centro Cirúrgico, Centro de Transplante de Medula e Centro de Cuidados Paliativos. 

2018

Início da obra de ampliação do setor de quimioterapia infantojuvenil e aquisição do 3º Acelerador Linear.

2019

O Grupo Luta Pela Vida é eleito a Melhor ONG do Brasil no Segmento Saúde.

2020

Primeiro Transplante de Medula Óssea realizado no Hospital do Câncer.

2021

Inauguração do 3º Acelerador Linear no Hospital do Câncer em Uberlândia.

2022

Inauguração do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, em Uberlândia – MG.

2022

Grupo Luta Pela Vida é eleito a Melhor ONG do estado de Minas Gerais.

2024

Entrega da ampliação da Quimioterapia pediátrica e adulta do Hospital do Câncer.