Sobre Nós

Voluntariado

Juntos Pela Vida

Núcleo de
Voluntários

Para apoiar os milhares de pacientes com câncer, o Grupo Luta Pela Vida conta com outros aliados mais do que especiais: os voluntários.

Movidos pela solidariedade, o Núcleo de Voluntários (NVGLPV) promove a humanização do ambiente hospitalar e proporciona suporte psicossocial aos pacientes e familiares. Assim, todos os assistidos conseguem sentir-se mais acolhidos e cuidados mesmo diante dos desafios do tratamento.

São mais de 400 voluntários que buscam levar mais conforto, bem-estar e alegria durante os dias de tratamento. Eles estão divididos nas equipes:

Equipe do Acolhimento

Os voluntários realizam, em parceria com o Serviço Social e
enfermagem do Hospital do Câncer em Uberlândia, um acolhimento carinhoso e esclarecedor aos novos pacientes e familiares, fornecendo-lhes informações sobre o Grupo Luta Pela Vida, sobre o Núcleo dos Voluntários e sobre o Hospital, mostrando como funcionam os vários serviços e as equipes, trazendo sempre uma mensagem de esperança.

Equipe de Acompanhamento

Esta equipe é formada por voluntários plantonistas que acompanham, na ausência de um familiar, pacientes durante o tratamento quimioterápico ou mesmo quando internados na enfermaria. Eles também auxiliam no atendimento da coleta de sangue, servem desjejum aos pacientes após a coleta e entregam almoço aos pacientes e acompanhantes. Compete, também a essa equipe, prestar informações, orientações e apoio aos pacientes e seus acompanhantes, enquanto aguardam, no corredor, pelo atendimento da quimioterapia ou da farmácia. 

Equipe da AME (Amizade, Motivação e Embelezamento)

Esta equipe trabalha com ações para oferecer bem-estar aos pacientes e acompanhantes, com serviços como: salão, reiki, massagens e embelezamento (unhas, maquiagem e cabelo); contribuindo assim, para a melhoria da autoestima do paciente durante e após o tratamento oncológico. Esta equipe também é responsável pelo Banco de Perucas, realizando todo o processo de triagem, produção, armazenamento e entrega das perucas para os pacientes em tratamento.

Equipe de Apoio Administrativo

Esta equipe auxilia os colaboradores do Grupo Luta Pela Vida no Espaço de Doações, que administra a entrega das doações aos pacientes (Nutren, leite, fralda, etc.), bem como, no recebimento de doações em dinheiro e bens (roupas, sapatos, eletroeletrônicos, móveis, etc.) da comunidade, coletados em domicílio ou entregues diretamente no espaço que o Grupo mantém no saguão principal do hospital.

Equipe de Apoio a Cidades Vizinhas

O objetivo da equipe é criar um grupo de voluntários em cidades da região, cujo número de pacientes oncológicos é significativo. Assim que o grupo é composto, o Núcleo se prontifica a ajudar, sempre que necessário.

Equipe de Apoio Espiritual

Diante da pluralidade e diversidade religiosa, esta equipe se propõe a
fazer uma reflexão com os pacientes e seus familiares, principalmente os que vão iniciar o tratamento, para sentirem em seus corações força, ânimo, coragem e consolo para enfrentarem o tratamento. Sob uma perspectiva ecumênica e inter-religiosa, os voluntários desta equipe desenvolvem atividades evangélicas, espíritas e católicas, tanto no Hospital, quanto no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.

Equipe do Artesanato

As voluntárias artesãs confeccionam trabalhos manuais e vendem os itens no saguão do Hospital para captação de recursos, além de ensinar os pacientes e acompanhantes que também desejem aprender.

Equipe do Viveiro

Os voluntários desta equipe realizam o recebimento de doações de plantas e outros itens de jardinagem para venda no dia a dia e em feira, cuidando também da manutenção geral do Viveiro.

Equipe do Bazar

Esta equipe faz a triagem das mercadorias doadas pela comunidade e pelos lojistas, higieniza-as, organiza-as e seleciona-as para a venda em bazares mensais, e na loja localizada no saguão principal do HCa, com finalidade de arrecadar recursos.

Equipe de Cuidados Paliativos - Visitas

Esta equipe realiza atendimento residencial aos pacientes oncológicos fora de possibilidade terapêutica de cura e aos seus familiares, em especial ao cuidador, durante o tratamento paliativo e pós-óbito. Os voluntários têm como objetivo a satisfação de desejos dos pacientes e a abordagem de assuntos dos quais o paciente gosta de falar. Esta equipe trabalha em conjunto com a equipe técnica do programa de Cuidados Paliativos, como parte fundamental da humanização e bem-estar do paciente

Equipe de Cuidados Paliativos - CCPO

Esta equipe atua diretamente com os pacientes do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos e seus familiares, fazendo companhia e visitas aos leitos. Se preocupa em ouvir, conversar e promover um atendimento amoroso e humanizado

Equipe da Brinquedoteca

Desenvolve atividades lúdicas na Brinquedoteca para as crianças.
Oferece, também, suporte pedagógico, domiciliar e hospitalar, além de promover atividades artísticas e culturais voltadas para os pacientes e seus acompanhantes.

Equipe de Entretenimento

Esta equipe se encarrega de entreter, relaxar e descontrair o paciente e seu acompanhante, por meio de brincadeiras, jogos, bingos, música instrumental ou canto, em todos os espaços de espera dos pacientes onde for permitida sua apresentação. 

Equipe do Lanche

Fornece lanche para pacientes e acompanhantes. Os voluntários desta equipe preparam, organizam e entregam os lanches para os pacientes. São duas equipes de lanche por dia, cada uma com coordenação individual. 

Equipe da Loja

O Grupo mantém, no saguão do Hospital do Câncer, uma loja organizada pelos voluntários desta equipe. Equipe responsável pela comercialização de produtos, frutos de doações, promovendo a arrecadação de recursos. Este espaço é aberto para pacientes, acompanhantes e toda a comunidade

Equipe da Recepção

Esta equipe tem como objetivo principal a humanização do atendimento aos pacientes e acompanhantes no saguão do hospital, por meio da ajuda aos funcionários da portaria. Recepcionam as pessoas, fornecem o crachá pertinente, direcionam o acesso às consultas e tratamentos de acordo com as normas administrativas do Hospital e do procedimento agendado no cartão dos pacientes.

Equipe de Seleção e Treinamento

Responsável por selecionar e orientar o candidato, encaminhando-lhe à equipe condizente com o seu perfil e às necessidades do Núcleo

Voluntariado

Como ser
um voluntário

1º passo

Recomenda-se que os interessados tenham mais de 30 anos e pelo menos 4 horas disponíveis uma vez por semana.

2º passo

Preencha a ficha de inscrição abaixo:

3º passo

Na ficha você também informará em qual das equipes gostaria de colaborar.

4º passo

Você informará também o dia da semana e o período do dia que tem disponibilidade para trabalhar.

5º passo

As fichas de inscrições selecionadas serão encaminhadas para o Treinamento (que é mais uma etapa do processo seletivo).

6º passo

Você passará por treinamentos (que ainda é parte do processo seletivo) para entender como é o funcionamento do GLPV, as normas e a filosofia do trabalho voluntário.

7º passo

Após a conclusão do treinamento, se o candidato for aprovado e constatado que está preparado para desempenhar tal atividade, será oficialmente um voluntário do Grupo Luta Pela Vida.

Dúvidas

Entre em contato com o Núcleo de Voluntários do Grupo Luta Pela Vida: (34) 3291-6138.