Sobre Nós

Quem somos

Quem Somos

Grupo
Luta Pela Vida

Fundado em 1996, o Grupo Luta Pela Vida (GLPV) é uma instituição filantrópica que contribui com a assistência oferecida aos pacientes com câncer de Uberlândia e região.

Com o propósito de mobilizar a sociedade para que as urgências e necessidades do tratamento oncológico sejam atendidas de forma 100% gratuita e humanizada, temos desempenhado um papel crucial na luta contra o câncer ao longo dos últimos anos.

Por meio de recursos arrecadados com o apoio de toda a sociedade, há 27 anos o GLPV investe em frentes de trabalho, como: Hospital do Câncer em Uberlândia, Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, Apoio Social, Pesquisa e Voluntariado, sempre em prol dos pacientes oncológicos em tratamento.

Com esse direcionamento, o GLPV realiza a aquisição de medicamentos, campanhas e ações, apoio/assistência social, compra de equipamentos/mobílias, ampliações, adequações e obras na unidade de oncologia, visando sempre a ampliação do tratamento dos pacientes com câncer.

No ano 2000, contribuímos com a entrega do primeiro pavimento do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), que hoje conta com uma estrutura de mais de 10.000 m² e equipamentos de alta tecnologia. Em 2022, foi inaugurado o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, um espaço com mais de 2.500 m², que oferece assistência 24h por dia. Além disso, nosso compromisso vai além da infraestrutura. Mensalmente, realizamos uma média de 620 atendimentos no espaço de Apoio Social da instituição.

Todas as ações continuam sendo possíveis unicamente por meio da solidariedade da população e do apoio das empresas que abraçam este desafio.

 Venha conosco na luta contra o câncer e apoie os pacientes!

Declarações institucionais

Missão

Mobilizar a sociedade para oferecer assistência humanizada e integral aos pacientes com câncer e seus familiares, buscando as melhores condições de tratamento oncológico e promover a importância da prevenção na sociedade.

Visão

Ser reconhecido a nível regional e nacional pela mobilização da sociedade em prol dos pacientes oncológicos.

Valores

• Humanização
• Solidariedade
• Compromisso

• Transparência
• Colaboração
• Paixão

Frentes de Trabalho

O que fazemos
e nossas ações

Para colaborar com um tratamento de qualidade e humanizado ao paciente, o Grupo Luta Pela Vida realiza investimentos desde a construção, manutenção e ampliação dos espaços físicos que dependem do apoio da sociedade, até aquisição de aparelhos, equipamentos, medicamentos, contratação de recursos humanos, apoio social e promoção de ações de prevenção.

Estabelecida como a instituição que mobiliza a sociedade para que as urgências e emergências do tratamento oncológico de Uberlândia e região sejam atendidas, o GLPV atua em algumas frentes de trabalho para que tudo seja concretizado.

Confira abaixo quais são elas:

Frentes de
trabalho

Hospital do Câncer em Uberlândia

Fundado em 08 de abril de 2000, o Setor de Cuidados Especializados/Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) é um centro de referência para o tratamento do câncer no interior de Minas Gerais. Oferece atendimento gratuito, humanizado e de qualidade aos pacientes de Uberlândia e região. Desde 1996, mais de R$100 milhões foram investidos na construção, ampliação e manutenção do Hospital, que conta com um espaço de 10.000 m², voluntários e colaboradores trabalhando no local.

Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos

Foi inaugurado em 2022 e construído a partir de um investimento de mais R$ 14 milhões. É um projeto inovador pensado para acolher os pacientes em cuidados paliativos na terminalidade ou para controle de sintomas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do atendido e de seus familiares. A unidade funciona 24h por dia em uma área de 2.500 m² e possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos com banheiro, sala de TV e varandas. Atualmente, funciona com apenas 25% da capacidade.

Voluntariado

O voluntariado é parte essencial da existência do Grupo Luta Pela Vida e faz parte da criação da instituição. Foi entre um grupo de amigos que se sensibilizaram com a causa oncológica em Uberlândia que a semente do altruísmo floresceu. Ao longo do tempo, mais pessoas foram conhecendo o trabalho voluntário no GLPV e ajudando a transformar vidas por meio do amor, cuidado e afeto. Atualmente, mais de 400 voluntários têm uma atuação imprescindível no Hospital do Câncer em Uberlândia e no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.

Apoio Social

O Grupo Luta Pela Vida oferece auxílio para além do tratamento hospitalar. Isso acontece por meio das doação de produtos e mantimentos feitas por pessoas e empresas. A equipe do GLPV recebe cada contribuição e entrega aos pacientes em situação de vulnerabilidade social. Este público passa pela equipe de Serviço Social, que analisa o caso de cada um antes da entrega da doação. O apoio abrange cestas básicas, leite, suplementos, entre outros. 

Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer - NUPPPEC

Este setor realiza pesquisas e projetos relacionados a tratamentos e prevenção, além de trabalhar com ações, eventos e campanhas informativas. Os pesquisadores do NUPPPEC produzem artigos que são publicados em revistas científicas internacionais, promovem palestras sobre ações preventivas ao câncer e coordenam estudos aprofundados em relação ao rastreamento e diagnóstico de tumores.

Núcleo de Estudo e Pesquisa Oncológica - NEPON

Tem o objetivo de investigar uma forma mais agressiva do câncer de mama, chamada de triplo-negativo, que acomete de 10 a 20% das mais de 60 mil mulheres diagnosticadas com o câncer de mama no Brasil. Pretende-se estudar o comportamento de uma molécula presente em até 80% dessas pacientes e assim auxiliar no desenvolvimento de um tratamento específico para o câncer de mama triplo-negativo.

Como tudo isso
é possível?

Parceiros e Apoiadores

Os parceiros e apoiadores são peças fundamentais na efetivação de todo o trabalho realizado pelo Grupo Luta Pela Vida. Contamos com o apoio de milhares de pessoas e diversas empresas parceiras que contribuem de diversas formas para a continuidade do trabalho do GLPV. Ao longo do ano, muitas instituições, empresas e pessoas físicas fazem doações específicas a partir de ações próprias. Também contamos com apoiadores muito importantes, como a imprensa e os influenciadores digitais de Uberlândia e região.

Diretoria

Desde 1996, ano da fundação, o Grupo Luta Pela Vida se organiza a partir do esforço de muita gente. Para buscar sempre por novas estratégias que visam captar recursos em prol dos pacientes oncológicos, contamos com a orientação de uma diretoria responsável por alinhar normas presentes no Estatuto e orientar todos os colaboradores. Nesse sentido, a cada três anos, o GLPV faz uma eleição interna para decidir os nomes que ocuparão cargos na presidência, diretorias, tesourarias, conselho deliberativo e conselho fiscal.

Núcleo de Voluntários

Todo o cuidado e afeto com que os pacientes oncológicos são tratados só é possível porque, além de contar com um corpo clínico, o Grupo Luta Pela Vida possui outros aliados imprescindíveis: os voluntários. Movidos pela solidariedade, o Núcleo de Voluntários – que atua em 17 equipes – humaniza o ambiente hospitalar e proporciona apoio psicossocial e emocional aos pacientes e acompanhantes. Assim, todos os assistidos conseguem sentir-se mais acolhidos e cuidados mesmo diante dos desafios impostos pelo tratamento oncológico.

Equipe GLPV

O Grupo Luta Pela Vida conta com muitos
colaboradores que auxiliam diariamente na luta contra o câncer. São diversas equipes que atuam no Hospital do Câncer em Uberlândia, Centro de Cuidados Paliativos
Oncológicos e na Sede Administrativa, seja na área hospitalar, captação de recursos ou administrativa. Um trabalho sempre pautado na humanização e no cuidado com o outro.