Núcleo de Projeto, Pesquisa e Prevenção ao Câncer é referência de produção científica sobre tratamento oncológico

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A busca por conhecimento sempre fez com que a humanidade caminhasse para ser o que é hoje. E em termos de saúde não foi diferente, todos os anos milhares de pesquisas são desenvolvidas na eterna busca pela cura de todo tipo de enfermidade que ameace a vida. A própria Organização Mundial da Saúde – OMS, define o estar saudável como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença”. 

Não é surpreendente, portanto, que a boa saúde esteja no topo da lista de aspirações das pessoas em qualquer lugar. É apropriado que a saúde seja reconhecida como um direito humano em diversas convenções e tratados globais, inclusive na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas constituições e políticas nacionais. Nesse escopo, entram, também, o amplo e imensurável trabalho dos pesquisadores que buscam, aprendem e estudam, diariamente, diferentes formas de chegar aos melhores tratamentos para uma doença.

É como forma de tornar o trabalho da pesquisa mais democrático que centenas de revistas científicas ao redor do mundo aceitam e publicam suas múltiplas edições apresentando ao mundo os artigos, teses e dissertações vindas de todos os cantos, produzidas por cientistas que buscam entender mais sobre o funcionamento do corpo humano. Dentre estes cientistas estão os jovens pesquisadores do Núcleo de Projeto, Pesquisa e Prevenção ao Câncer – NUPPPEC, que atuam no Hospital do Câncer em Uberlândia e já possuem diversos artigos científicos publicados nas mais conceituadas revistas da área.

De acordo com o Pesquisador do NUPPPEC, Felipe Cordero, as produções do núcleo tem se concentrado nas revistas Surgical Oncology, ecancermedicalscience, Frontiers in Oncology e Critical Reviews in Oncology/Hematology, as quais se alinham com o objetivo de cada produção científica, o que impacta diretamente na relevância.

“Dentre todos os estudos, temos um destaque para Decreased Survival of Invasive Ductal Breast Cancer Patients With Two Macrometastatic Lymph Nodes Among Few Resected Ones: Should Current Sentinel-Lymph-Node Guidelines Be Revised? Ele foi levado em consideração por um painel de experts da Sociedade Espanhola de Mastologia e Patologia Mamária no consenso deste ano. Apesar de ele não ter mudado a atual abordagem cirúrgica da axila em pacientes com câncer de mama no consenso desses experts, foi tomado como um contraponto para a prática atualmente realizada em certas pacientes, o que é um começo para mudanças de paradigmas”, explica Cordero.

Além disso, o pesquisador explica que atualmente o NUPPPEC tem focado nos estudos de prognóstico com a intenção de melhorar a identificação de pacientes com câncer de mama.

“Temos estudos que são do interesse de toda a comunidade científica e clínica, internacional e nacional. Por exemplo, no último artigo da lista observamos que, na contramão da Lei n.º 12.732/2012, também conhecida como lei dos 60 dias, no decorrer do tempo as pacientes com câncer de mama têm esperado cada vez mais para receberem o primeiro tratamento e a cirurgia, o que impacta negativamente na sua sobrevida”.

Além dos avanços nas pesquisas sobre o tratamento de cânceres ainda existe o prestígio de levar a instituição às páginas internacionais como fonte produtora de pesquisa cientifica.

“Também temos focado muito na identificação de pacientes de alto risco por meio de perfis moleculares, que inclusive tem alguma associação com benefício de quimioterapia, o que futuramente pode levar a métodos mais baratos e eficazes de selecionar as pacientes que podem ser poupadas da quimioterapia. Dessa forma, o Hospital do Câncer / Grupo Luta Pela Vida se insere como produtor de conhecimento, ajudando a identificar lacunas e tentar saná-las, tanto do ponto de vista de saúde pública nacional quanto ao nível internacional”, afirma o pesquisador.

Sobre a lista de publicações, Felipe conta da sensação de dever cumprido ao receber a aprovação da publicação após anos de trabalho duro. “É um sentimento de realização e dever cumprido. Como qualquer pesquisador comprometido, nosso desejo é colaborar para melhorar o combate ao câncer. E nossos estudos serem levados em consideração por outros profissionais mostra que estamos no caminho certo”, finaliza Cordero.

Veja a lista de publicações que o NUPPPEC já realizou

  • Operable breast cancer: How not to worsen the prognosis, especially in triple negative and stage II tumors
  • Decreased Survival of Invasive Ductal Breast Cancer Patients With Two Macrometastatic Lymph Nodes Among Few Resected Ones: Should Current Sentinel-Lymph-Node Guidelines Be Revised?
  • The effectiveness of radiotherapy in preventing disease recurrence after breast cancer surgery
  • The benefits of trastuzumab in the treatment of HER2+ breast cancer as a function of exposure time
  • Prognosis value of lymphovascular invasion in patients with invasive ductal breast carcinoma according to lymph node metastasis status
  • A hierarchical approach to combine histological grade and immunohistochemical factors to identify high-risk luminal breast cancers
  • Epidermal growth factor receptor (EGFR) expression in the serum of patients with triple-negative breast carcinoma: prognostic value of this biomarker
  • The Current Staging and Classification Systems of Breast Cancer and Their Pitfalls: Is It Possible to Integrate the Complexity of this Neoplasm into a Unified Staging System
  • The effect of delayed treatment in breast cancer patients: How much is too late? An experience of a single-center study effect of surgery delay in survival.

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba novidades
na nossa newsletter