
Diretores, voluntários e colaboradores do Grupo Luta Pela Vida (GLPV) participaram de uma visita e reunião técnica com o deputado federal Weliton Prado, presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil (Cecâncer) da Câmara dos Deputados. Outros membros da Comissão estiveram presentes, juntamente com Marlene Oliveira, fundadora da campanha Novembro Azul e presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida; o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Júnior; o vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva, o superintendente do HC-UFU/Ebserh, Luciano Martins da Silva, entre outros profissionais de saúde do Serviço de Oncologia do HC-UFU/Ebserh. O momento aconteceu no último dia 04/9, no Hospital do Câncer em Uberlândia.
O objetivo do encontro foi entender a situação do Hospital do Câncer em Uberlândia para que a Comissão possa fazer apontamentos sobre o serviço ofertado e as necessidades da instituição. Profissionais de saúde e diretores do GLPV foram ouvidos e destacaram informações relevantes sobre a realidade da instituição e atendimentos feitos.
A Cecâncer está visitando as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) e Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONS) do país para conhecer in loco a situação das unidades oncológicas, como explica o deputado Weliton Prado. “Em Minas Gerias, começamos justamente aqui em Uberlândia para ouvir a direção do Hospital de Clínicas da UFU, o setor de Oncologia e a importância que tem o Grupo Luta Pela Vida para ter números e dados para mudar a estatística [de casos avançados de câncer]. A gente tem que pensar no diagnóstico precoce e como atender os pacientes, porque a gente sabe que depois que o paciente entra aqui tem um atendimento muito bom, com muito problemas anteriores para serem resolvidos. Esse é o nosso objetivo, identificar e colaborar.”
O GLPV agradece ao convite para fazer parte desse momento de construção para um futuro melhor em benefício de milhares de pacientes.