
A convite da Dra. Beatriz Paiva, médica e aluna do curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar, a Dra. Renata Lara Borges, médica paliativista do Grupo Luta Pela Vida que atua na Unidade de Cuidados Paliativos, contribuiu com o trabalho final conduzido pelo grupo de Beatriz por meio de um bate-papo muito bacana.
A entrevista teve como foco a abordagem da espiritualidade nos cuidados paliativos, que também é o tema do trabalho. “O curso teve a duração de um ano e agora, no final, temos que fazer um trabalho de conclusão chamado de brochura, e o nosso trabalha o tema da espiritualidade. Como forma de aplicação, nós escolhemos o Instagram em que vamos lançando os conteúdos”, esclareceu Dra. Beatriz.
Para Dra. Renata, contribuir com o projeto foi gratificante. “A abordagem de espiritualidade em cuidados paliativos é algo muito nobre, porque eu consigo reduzir as doses de opioides e de outras medicações com o adequado controle dos sintomas espirituais. Quanto mais próximo da finitude, maior é a busca pelo transcendente, pelo sagrado; então todas as vezes que a gente trata da finitude, é importante buscar o refúgio da espiritualidade”, pontuou a médica.
O resultado do bate-papo você confere na página do Instagram @espiritualidade_cp2024.