![](https://grupolutapelavida.org.br/wp-content/uploads/2025/02/MUTIRAO-DE-MAMOGRAFIA-2024-1024x576.png)
No dia Mundial da Mamografia, celebrado hoje (5/02) com o intuito de destacar a importância deste exame, o Grupo Luta Pela Vida lembra que caminhar rumo à prevenção é um de seus principais lemas. Foi com esse propósito que, durante a campanha do Outubro Rosa de 2024, a instituição promoveu o primeiro Mutirão de Mamografia para mulheres a partir de 40 anos.
Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, 944 exames foram realizados gratuitamente em clínicas parceiras do GLPV. Os resultados foram avaliados pela equipe do Núcleo de Projeto, Prevenção e Pesquisa (NUPPPEC) da instituição, que já solicitou 152 exames complementares para algumas participantes. Além disso, mais de 480 mulheres receberam orientações e passaram por consultas com profissionais da área de prevenção.
De acordo com Camila Piqui, pesquisadora do GLPV e membro do NUPPPEC, a mamografia é considerada o exame padrão-ouro para o diagnóstico do câncer de mama, sendo essencial para a detecção precoce da doença. “Mulheres a partir de 40 anos devem estar atentas aos exames de rastreamento, tanto a mamografia quanto os exames ginecológicos. Esses exames possibilitam a identificação precoce de alterações, aumentando as chances de sucesso no tratamento”, destaca.
Dona Arvelina, uma das participantes do mutirão, reforça a importância do exame. “Foi muito bom e deu tudo certo. As orientações que recebi foram ótimas, e a enfermeira é uma excelente profissional!”.
O Grupo Luta Pela Vida agradece a confiança e o apoio da sociedade, que, por meio da solidariedade, torna possível a realização de ações como essa. Vamos juntos na luta contra o câncer!