
Nesta segunda-feira, 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital do Câncer em Uberlândia também comemora 25 anos de história. A data marca a inauguração da unidade oncológica vinculada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), que desde o ano 2000 vem transformando a realidade de milhares de pacientes com câncer na região.
O Hospital como é conhecido hoje, é fruto da solidariedade da comunidade de Uberlândia e região, que desde 1996 contribuiu com o Grupo Luta Pela Vida por meio de doações para a construção de uma unidade especializada em oncologia. O objetivo era claro: oferecer um atendimento mais digno, humanizado e acessível para a população da cidade de Uberlândia e toda região.
Desde então, a estrutura cresceu, os atendimentos aumentaram, e o Hospital se consolidou como um centro de excelência. Atualmente, são cerca de 9 mil pacientes atendidos ao longo do ano, sendo mais de 7 mil novos pacientes que utilizam serviços que incluem consultas, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, transplante de medula óssea autólogo, oncopediatria, cuidados paliativos, serviço social, entre outros.
Para Thais Rezende, chefe do setor de Oncologia do HC-UFU/Ebserh, o impacto do Hospital na saúde da região é imensurável. “Com uma média de 600 atendimentos diários, o Hospital do Câncer se consolidou como um centro de excelência no tratamento oncológico, oferecendo cuidados de alta qualidade a uma grande quantidade de pessoas. A instituição desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, com tratamentos de ponta e suporte especializado”, afirma.
Além de oferecer os tratamentos mais modernos, como a radiocirurgia, o Hospital conta com equipamentos de última geração e uma equipe multiprofissional altamente especializada, garantindo um atendimento eficaz, seguro e humanizado.
“Com a evolução da oncologia no Brasil nas últimas décadas — marcada pela incorporação de novas tecnologias, medicamentos e aprimoramento de diagnósticos — o Hospital do Câncer de Uberlândia se mantém na vanguarda, sendo também espaço de formação de profissionais e incentivo à pesquisa”, destaca Thais.
Recentemente, foi entregue a reforma completa da ala de quimioterapia, proporcionando mais conforto e qualidade para pacientes e equipes. Os próximos desafios incluem o credenciamento como CACON (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), a habilitação para o Transplante de Medula Óssea Autólogo, além do aumento da estrutura física para acompanhar a crescente demanda.
Ao longo de todos esses anos, o Grupo Luta Pela Vida tem sido parceiro fundamental para o desenvolvimento do Hospital, contribuindo com obras de ampliação, aquisição de equipamentos, apoio social aos pacientes e ações de voluntariado que ajudam a humanizar ainda mais o atendimento.
Aos 25 anos, o Hospital do Câncer é exemplo de solidariedade, excelência e compromisso com a vida — um legado construído por muitas mãos e que continua crescendo para transformar ainda mais histórias.