![Campanha "Julho Verde" alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço](https://grupolutapelavida.org.br/wp-content/uploads/2023/07/campanha-julho-verde.png)
O mês de julho, através da cor verde, é dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Segundo a Associação Brasileira de Câncer, Cabeça e Pescoço (ACBG), são considerados casos da doença aqueles tumores que afetam a boca, laringe, faringe, tireoide, língua, cavidade nasal, entre outros. A campanha Julho Verde é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês.
Conforme aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2023 a 2025, são estimados cerca de 40 mil novos casos por ano de cânceres relacionados à região da cabeça e do pescoço, sendo que os tumores na glândula tireoide e na cavidade oral têm maiores estimativas (16.600 casos e 15.100 casos, respectivamente).
O sucesso do tratamento e a chance de cura aumentam consideravelmente quando há o diagnóstico precoce, com 80% de sobrevida. Por isso, é importante estar atento aos principais sintomas: nódulos no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora em 15 dias, dificuldade ou dor para engolir, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.
Os principais fatores de risco para a doença têm relação com o tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas, além da infecção causada pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) e exposição exagerada ao sol. Nesse sentido, evitar hábitos de vida nocivos são importantes formas de prevenção, tais como:
- Evitar abuso de álcool;
- Não fumar;
- Manter higiene bucal em dia;
- Praticar atividade física;
- Usar protetor solar com fator adequado;
A prevenção e a manutenção de uma rotina de exames básicos são sempre os melhores caminhos. Cuide de você e ao menor sinal de algo errado, procure um médico. Vamos sempre #JuntosPelaVida!