Tudo começou na década de 1990, em uma modesta casinha alugada no bairro Umuarama, em Uberlândia (MG), próxima ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), onde acontecia o atendimento dos pacientes do antigo Setor de Oncologia do HC-UFU. Tudo era gratuito, mas muito precário. Os quartos e o espaço voltado para quimioterapia eram apertados, a sala de espera ficava na varanda da casa e cada cômodo precisou ser transformado para se assemelhar a um hospital.
Com o passar do tempo, a demanda crescente deixou evidente que a pequena casa não era mais suficiente para um atendimento adequado. Diante dessa realidade, um grupo de amigos, composto por médicos e familiares de pacientes, decidiu que aquela situação precisava mudar. Foi assim que, em 1996, nasceu o Grupo Luta Pela Vida (GLPV), uma instituição filantrópica criada com o propósito de levantar recursos para melhorar o tratamento dos pacientes oncológicos que eram atendidos naquela casinha e dos que ainda chegariam. O primeiro passo foi dado: a vontade de investir em um hospital especializado no tratamento contra o câncer.
A ideia inicial era construir um local um pouco maior do que o espaço da casinha. Contudo, a generosidade da população de Uberlândia e região transformou esse plano. O Grupo cresceu com membros engajados, que se mobilizaram para vender camisetas, rifas e buscar apoio de empresas. Houve uma comoção social significativa, impulsionando o projeto.
E deu certo. Após muitas campanhas estimuladas pela solidariedade das pessoas, o sonho se tornou realidade: em 8 de abril de 2000 foi inaugurado o primeiro pavimento do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), também conhecido como o Setor de Cuidados Especializados/Oncologia do HC-UFU/Ebserh. No decorrer dos anos, graças a colaboração da sociedade, o hospital se consolidou em uma estrutura de mais de 10.000 m², salas de espera, consultórios e espaço para a quimioterapia e radioterapia. Desde a então, houve investimentos na construção, ampliação e manutenção do hospital, tornado-o uma referência no tratamento oncológico humanizado no interior de Minas Gerais. Atualmente, por meio do apoio da população, o GLPV contribui com a manutenção do Hospital do Câncer, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Em 2022, o Grupo Luta Pela Vida deu mais um passo importante na luta contra o câncer: inaugurou o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, com mais de 2.500 m² de área construída. Inovador, o espaço recebe os pacientes oncológicos em cuidados paliativos na terminalidade ou para controle de sintomas. Ao todo, o prédio possui 42 leitos e 22 quartos.
Além de construir, equipar e manter estes espaços físicos, o GLPV realiza um amplo trabalho de apoio social aos pacientes e acompanhantes com o apoio da sociedade. Mensalmente, centenas de pessoas recebem assistência do setor de doações, como cestas básicas, fraldas, leite, entre outros. Também contamos com o trabalho essencial de nossos voluntários, um dos pilares do GLPV. Eles dedicam tempo e carinho para cuidar e dar o suporte necessário aos pacientes.
Foi por meio da empatia e da parceria com toda a sociedade que o Grupo Luta Pela Vida iniciou seu percurso, e é por esse mesmo motivo que ele ainda se mantém ativo, buscando incessantemente investir em melhorias para transformar vidas. Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada. Cada gesto de apoio faz a diferença. Vamos sempre juntos contra o câncer!
© 1996 – 2024 | Razão Social: Grupo Luta Pela Vida | CNPJ: 01.316.056/0001-12