Para apoiar os milhares de pacientes com câncer, o Grupo Luta Pela Vida conta com outros aliados mais do que especiais: os voluntários.
Movidos pela solidariedade, o Núcleo dos Voluntários (NVGLPV) promove a humanização do ambiente hospitalar e proporciona suporte psicossocial aos pacientes e familiares. Assim, todos os assistidos conseguem sentir-se mais acolhidos e cuidados mesmo diante dos desafios do tratamento.
São mais de 400 voluntários que buscam levar mais conforto, bem-estar e alegria durante os dias de tratamento. Eles estão divididos nas equipes:
Os voluntários realizam, em parceria com o Serviço Social e
enfermagem do Hospital do Câncer em Uberlândia, um acolhimento carinhoso e esclarecedor aos novos pacientes e familiares, fornecendo-lhes informações sobre o Grupo Luta Pela Vida, sobre o Núcleo dos Voluntários e sobre o Hospital, mostrando como funcionam os vários serviços e as equipes, trazendo sempre uma mensagem de esperança.
Esta equipe é formada por voluntários plantonistas que acompanham, na ausência de um familiar, pacientes durante o tratamento quimioterápico ou mesmo quando internados na enfermaria. Eles também auxiliam no atendimento da coleta de sangue, servem desjejum aos pacientes após a coleta e entregam almoço aos pacientes e acompanhantes. Compete, também a essa equipe, prestar informações, orientações e apoio aos pacientes e seus acompanhantes, enquanto aguardam, no corredor, pelo atendimento da quimioterapia ou da farmácia.
Esta equipe trabalha com ações para oferecer bem-estar aos pacientes e acompanhantes, com serviços como: salão, reiki, massagens e embelezamento (unhas, maquiagem e cabelo); contribuindo assim, para a melhoria da autoestima do paciente durante e após o tratamento oncológico. Esta equipe também é responsável pelo Banco de Perucas, realizando todo o processo de triagem, produção, armazenamento e entrega das perucas para os pacientes em tratamento.
Esta equipe auxilia os colaboradores do Grupo Luta Pela Vida no Espaço de Doações, que administra a entrega das doações aos pacientes (Nutren, leite, fralda, etc.), bem como, no recebimento de doações em dinheiro e bens (roupas, sapatos, eletroeletrônicos, móveis, etc.) da comunidade, coletados em domicílio ou entregues diretamente no espaço que o Grupo mantém no saguão principal do hospital.
O objetivo da equipe é criar um grupo de voluntários em cidades da região, cujo número de pacientes oncológicos é significativo. Assim que o grupo é composto, o Núcleo se prontifica a ajudar, sempre que necessário.
Diante da pluralidade e diversidade religiosa, esta equipe se propõe a
fazer uma reflexão com os pacientes e seus familiares, principalmente os que vão iniciar o tratamento, para sentirem em seus corações força, ânimo, coragem e consolo para enfrentarem o tratamento. Sob uma perspectiva ecumênica e inter-religiosa, os voluntários desta equipe desenvolvem atividades evangélicas, espíritas e católicas, tanto no Hospital, quanto no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.
As voluntárias artesãs confeccionam trabalhos manuais e vendem os itens no saguão do Hospital para captação de recursos, além de ensinar os pacientes e acompanhantes que também desejem aprender.
Os voluntários desta equipe realizam o recebimento de doações de plantas e outros itens de jardinagem para venda no dia a dia e em feira, cuidando também da manutenção geral do Viveiro.
Esta equipe faz a triagem das mercadorias doadas pela comunidade e pelos lojistas, higieniza-as, organiza-as e seleciona-as para a venda em bazares mensais, e na loja localizada no saguão principal do HCa, com finalidade de arrecadar recursos.
Esta equipe realiza atendimento residencial aos pacientes oncológicos fora de possibilidade terapêutica de cura e aos seus familiares, em especial ao cuidador, durante o tratamento paliativo e pós-óbito. Os voluntários têm como objetivo a satisfação de desejos dos pacientes e a abordagem de assuntos dos quais o paciente gosta de falar. Esta equipe trabalha em conjunto com a equipe técnica do programa de Cuidados Paliativos, como parte fundamental da humanização e bem-estar do paciente.
Esta equipe atua diretamente com os pacientes do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos e seus familiares, fazendo companhia e visitas aos leitos. Se preocupa em ouvir, conversar e promover um atendimento amoroso e humanizado.
Desenvolve atividades lúdicas na Brinquedoteca para as crianças.
Oferece, também, suporte pedagógico, domiciliar e hospitalar, além de promover atividades artísticas e culturais voltadas para os pacientes e seus acompanhantes.
Esta equipe se encarrega de entreter, relaxar e descontrair o paciente e seu acompanhante, por meio de brincadeiras, jogos, bingos, música instrumental ou canto, em todos os espaços de espera dos pacientes onde for permitida sua apresentação.
Fornece lanche para pacientes e acompanhantes. Os voluntários desta equipe preparam, organizam e entregam os lanches para os pacientes. São duas equipes de lanche por dia, cada uma com coordenação individual.
O Grupo mantém, no saguão do Hospital do Câncer, uma loja organizada pelos voluntários desta equipe. Equipe responsável pela comercialização de produtos, frutos de doações, promovendo a arrecadação de recursos. Este espaço é aberto para pacientes, acompanhantes e toda a comunidade.
Esta equipe tem como objetivo principal a humanização do atendimento aos pacientes e acompanhantes no saguão do hospital, por meio da ajuda aos funcionários da portaria. Recepcionam as pessoas, fornecem o crachá pertinente, direcionam o acesso às consultas e tratamentos de acordo com as normas administrativas do Hospital e do procedimento agendado no cartão dos pacientes.
Responsável por selecionar e orientar o candidato, encaminhando-lhe à equipe condizente com o seu perfil e às necessidades do Núcleo.
Recomenda-se que os interessados tenham mais de 30 anos e pelo menos 4 horas disponíveis uma vez por semana.
Na ficha você também informará em qual das equipes gostaria de colaborar.
Você informará também o dia da semana e o período do dia que tem disponibilidade para trabalhar.
As fichas de inscrições selecionadas serão encaminhadas para o Treinamento (que é mais uma etapa do processo seletivo).
Você passará por treinamentos (que ainda são parte do processo seletivo) para entender como é o funcionamento do GLPV, as normas e a filosofia do trabalho voluntário.
Após a conclusão do treinamento, se o candidato for aprovado e constatado que está preparado para desempenhar tal atividade, será oficialmente um voluntário do Grupo Luta Pela Vida.
Entre em contato com o Núcleo dos Voluntários do Grupo Luta Pela Vida: (34) 9880-5863 (WhatsApp)
© 1996 – 2024 | Razão Social: Grupo Luta Pela Vida | CNPJ: 01.316.056/0001-12