A mamografia é o único exame de imagem capaz de reduzir a mortalidade do câncer de mama, pois detecta precocemente possíveis tumores e nódulos na mama que ainda estejam em estágios iniciais, ainda não palpáveis. A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) seja feita em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.